Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
Tapada do Chaves Reserva Tinto 2015
Este vinho passa por desengace, pré-maceração pelicular em baixa temperatura por cinco dias e fermentação natural feita em aço inox. Sua maceração pelicular pós-fermentativa ocorre por aproximadamente 180 dias. Já seu estágio é de 12 meses em madeira de carvalho português e francês, com um posterior estágio de 24 meses em garrafa.
Este é um vinho de grande longevidade e que só é lançado cinco anos após sua vindima.
Premiação: 2015 – 94 pontos Marcelo Copello – 2014 – 93 pontos Revista Adega – 2013 – 93 pontos Revista Adega
A história da Tapada do Chaves remonta ao início do século XX, quando a família Chaves plantou na sua pequena tapada as primeiras vinhas nas encostas da Serra de São Mamede, iniciando uma relação de paixão e de dedicação à terra. Localizada na freguesia de Frangoneiro, nos arredores de Portalegre, a Tapada do Chaves, acumula mais de um século de existência e assumiu um papel proeminente na criação da região demarcada no Alentejo com os seus vinhos com Denominação de Origem Protegida.
Na Tapada do Chaves encontram-se duas das mais velhas parcelas de vinha do Alentejo, em produção, com registos nos anos de 1901 para a vinha tinta e de 1903
para a vinha branca. Com 60 hectares de área total e 32 de património vitícola, a Tapada situa-se sobre um maciço de granito e a uma altitude generosa, numa zona fortemente influenciada pela orografia e pela cobertura agroflorestal, num microclima decisivo para a qualidade e tipicidade dos vinhos aí produzidos. Trata-se de um lugar singular pelo seu património e pelo seu potencial.
Safra: 2015
Volume: 750ml
Tipo: Vinho Tinto Seco
Enólogo: Pedro Baptista
Elaboração
Uva: Alicante Bouschet, Aragonez, Trincadeira
Teor Alcoólico: 15%
Amadurecimento: 12 meses em madeira de carvalho português e francês, com um posterior estágio de 24 meses em garrafa.
Vinificação: Desengace, pré-maceração pelicular em baixa temperatura por cinco dias e fermentação natural feita em aço inox. Sua maceração pelicular pós-fermentativa ocorre por aproximadamente 180 dias.
Terroir
País: Portugal
Região: Alentejo
Sub-Região: Portalegre
Vinícola: Tapada do Chaves
Vinhedo: 32 hectares de vinhedos próprios distribuídos por altitudes de até 570 metros. O terroir fabuloso em que se encontra a propriedade possui uma destacada amplitude térmica que cria, juntamente com uma composição de solos única, um microclima raro e ideal para vinhos icônicos. Os seus vinhedos encontram-se sobre um maciço de granito, que aliada à sua altitude generosa, permite a maturação lenta e plena das uvas, o que se reflete em aromas muito puros e em uma frescura singular nos vinhos.
Impressões do Sommelier
Cor: Vermelho granada concentrada.
Aroma: Aroma complexo de frutos silvestres vermelhos e pretos, com notas de tostado, mato, esteva, resina, terra e algum couro com nuances mais balsâmicas.
Notas de Prova: Na boca, é extremamente elegante e muito persistente, com volume e fruta madura muito expressiva, presença marcante de amora preta e especiarias, além de notas de madeira. Taninos firmes e boa acidez, muito equilibrado e envolvente do principio ao fim.
Serviço
Sugestão de Temperatura: 18°C
Conservação / Validade: Para o vinho mostrar todo o seu potencial, o mesmo deve ser armazenado em ambiente fresco, com controle de temperatura e umidade, livre de trepidações e sem contato com a luz. Válido por prazo indeterminado desde que conservado nessas condições
Código | 5575 |
Código de barras | 5602986224255 |
Estoque | 0 |
Categoria | Portugal |
Marca | Tapada do Chaves |
- Harmonização: Carne / Churrasco
- Uva: Blend de Tintas
- Tipo de Vinho: Tinto
- Pontuados: Adega
- Região: Alentejo
- Tamanho da Garrafa: 750ml
- Preço: De R$300 até R$399