Este recém-chegado é uma seleção derivada dos vinhedos de Saint-Julien. Um nome carinhoso e informativo que já diz algo aos amantes do vinho sobre o seu posicionamento e as suas ambições.
Le Petit Ducru pressagia uma introdução à assinatura Borie, um convite cortês para abordar as qualidades de seus mais velhos, Ducru-Beaucaillou e La Croix Ducru-Beaucaillou; desde a sua complexidade à sua estrutura, passando pelo seu equilíbrio e elegância. Existe, claro, uma semelhança familiar, uma cumplicidade maravilhosa entre os três néctares. Eles sabem o que têm em comum: rigoroso processo técnico, seleção drástica, vinificação exigente. Um blend Cabernet-Merlot e dependendo da safra, às vezes com um toque de Petit Verdot, varietal que sabemos ser um hábil escultor.
Um aceno também para a história da propriedade, especificamente para um dos antigos proprietários, Bertrand Ducru (1770-1829), um comerciante brilhante e mundano da região de Bearn, na França, situada ao longo dos flancos das montanhas dos Pirineus ocidentais. Poderoso e bem estabelecido, comprou a propriedade em 1797 e acrescentou seu sobrenome ao do local, que passou a ser “Ducru-Beaucaillou”. Ele contratou o arquiteto Paul Abadie, formado pela aclamada Ecole des Beaux-Arts de Paris, para aprimorar o elegante chartreuse do período do Diretório. Mas acima de tudo, investiu fortemente nas vinhas e na adega. Os vinhos rapidamente subiram ao topo da denominação e Ducru-Beaucaillou obteve o reconhecimento unânime da Place de Bordeaux, que mais tarde o consagrou com um lugar na classificação de 1855.
Le Petit Ducru é um vinho de equilíbrio e harmonia. Um elixir da juventude. Está ali, vivo e bem, um encontro com o prazer. Acessível desde a mais tenra juventude, desinibido em suas travessuras chaplinescas. Será um companheiro de jantar feliz em restaurantes. Ele fará um casamento perfeito com aves, onde se curvará diante de sua pele crocante e marrom e envolverá a carne fumegante com seus taninos.
Le Petit Ducru tem gosto de domingo. Acima de tudo, tem sabor de amizade.
J. Suckling : 93-94/100
Decanter : 92/100
Wine Cellar Insider / Jeff Leve : 90-92/100