El Enemigo

Publicado: 10/09/2017



Fundado em 2007, El Enemigo é o projeto pessoal de Alejandro Vigil, enólogo chefe de Catena Zapata, e de Adrianna Catena, filha mais nova de Nicolás Catena.

Tendo à sua disposição uma ampla gama dos melhores vinhedos da região de Mendoza — pertencentes à família Catena — Alejandro Vigil selecionou parcelas específicas das uvas que pudessem dar origem a vinhos com uma personalidade distinta dos talhados por ele em Catena Zapata. São vinhos tintos com bastante nervo, taninos abundantes e um caráter deliciosamente selvagem.




A linha “El Enemigo” da vinícola é formada pelos maravilhosos vinhos Malbec, Cabernet Franc, Bonarda, Syrah/Viognier e Chadonnay. Logo o primeiro vinho lançado, El Enemigo Malbec, já foi apontado como “outstanding” por Robert Parker. O mais novo cult wine da família Catena Zapata, El Enemigo Malbec é talhado para ser um dos mais cativantes exemplares da vinícola, extremamente profundo, saboroso e com grande personalidade.



O vinho El Enemigo Chardonnay confere uma nova dimensão aos vinhos brancos elaborados em Mendoza, nascendo como um dos grandes destaques da Argentina. Trata-se de um exemplar sério e persistente, além de apresentar notas cítricas e aromas minerais.

O El Enemigo Cabernet Franc caracteriza-se por ser um vinho tinto encorpado e elegante, com grande profundidade de fruta. A safra de 2011 recebeu nada menos do que 92 pontos do crítico Robert Parker. Já o vinho tinto El Enemigo Syrah/Viognier é produzido a partir de uvas selecionadas dos melhores vinhedos de Mendoza, além de possuir ótima acidez e sabor persistente.




Talvez a maior criação do genial enólogo Alejandro Vigil, o El Gran Enemigo Single Vineyard Gualtallary é elaborado com uvas de um vinhedo único, plantado a 1.470 de altitude de em Gualtallary, em Tupungato. A densidade do vinhedo é de impressionantes 1000 plantas hectare, que confere às uvas, colhidas em sete etapas distintas, uma impressionante concentração. Segundo Robert Parker, que classificou o vinho com 98+ pontos a mais alta nota já concedida a um Cabernet Franc e a mais alta entre os 844 vinhos degustados o vinho combina a profundidade e austeridade do Château Lafleur com a acidez de um Madeira antigo. Segundo o crítico, por sua qualidade impressionante, o vinho é uma verdadeira pechincha, capaz de envelhecer por muitos e muitos anos. A produção é minúscula pouco mais de 230 caixas para todo o mundo.


Clique aqui para comprar os vinhos El Enemigo e receba em sua casa:




Fontes:
Mistral
El Enemigo

Voltar